Postado em 27/09/2012
UNIVERSIDADE FEDERAL - Arimatéia Lopes ganha eleição para reitor da Ufpi
O nome do professor vai ser encaminhado ao Conselho Universitário e depois ao MEC para a nomeação

O professor José Arimatéia Dantas Lopes foi o mais votado na eleição para reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Piauí – obteve 58,65% dos votos de estudantes, professores e servidores, num total de 5.452 votos. A eleição ocorreu quarta-feira em Teresina e nos campus de Parnaíba, Floriano, Picos e Bom Jesus. O nome dele será encaminhado nesta sexta-feira, para o Conselho Universitário, que se reunirá na próxima semana e enviará uma lista com três nomes para o Ministério da Educação indicar o reitor e vice-reitor.

O segundo colocado, Edwar de Alencar Castelo Branco, obteve 36.95% dos votos e Kilpatrick Muller Bernardo Campelo obteve 1.5% dos votos válidos. Já o numero de brancos e nulos foram de 2.9%. A posse do novo reitor deve acontecer no dia 14 de novembro. A votação realizada quarta-feira serve apenas como consulta à comunidade da Ufpi, já que a escolha é feita efetivamente pelo ministro Aloizio Mercadante. “O nome de Arimatéia Lopes vai para o Conselho Universitário e lá eles fazem uma lista tríplice com o nome de mais duas pessoas, que podem ser os outros dois candidatos ou não”, informou Monte Filho, presidente da comissão eleitoral.

O Conselho é formado por representantes dos alunos, professores, técnico-administrativos, pró-reitores, diretores dos centros e membros da comunidade. De acordo com Arimatéia Lopes, a expectativa é que o MEC escolha seu nome para ser o próximo reitor. “O resultado foi o que esperávamos, estamos muito felizes e o MEC deve ratificar a decisão da comunidade universitária. Nos últimos anos, o MEC tem aprovado o primeiro nome da lista, que vem sendo sempre o candidato mais votado nas eleições”, afirmou ele.

Monte Filho esclarece que na tarde de hoje ainda faltava apurar o resultado em três urnas no interior do Piauí, mas ressaltou que estes números não vão alterar o resultado da eleição. Estas urnas são dos municípios de Floriano, Simplício Mendes e Bom Jesus. Após computar todos os votos, a comissão de eleição deve publicar o resultado e iniciar o prazo de 24 horas para que os candidatos possam denunciar algum tipo de irregularidade no processo.

Votos por candidato

Monte Filho explicou ainda, que os votos têm pesos diferentes – o voto do professor tem peso de 70% na contagem final; dos alunos e servidores valem 15%, cada. Após somar os votos e fazer o cálculo das porcentagens, é encontrado o percentual de cada candidato. Dos 58.65 % dos votos conquistados por Arimatéia Dantas, 72.2% foi entre técnicos administrativos, 46.6% entre os alunos e 58.55% entre os docentes.

Com relação ao valor quantitativo, a comissão informou que o vencedor teve 5.452 votos, sendo 753 dos professores, 684 dos servidores e 4.015 dos alunos. O segundo lugar teve 4.173 votos, sendo 486 dos professores, 211 de servidores e 4.173 dos ânulos. O último candidato teve apenas 283 votos no total, contabilizando 17 dos professores, oito dos servidores e 258 alunos.

Edição: Redação 24 Horas Piauí | Fonte: Por Cinnara Sales
Deixe seu comentário
Outras Notícias ››
Crescimento do FPM este ano deve ser de 6,5% ante os 9,2% previstos pela Receita Federal
Em onze anos, R$ 131 bilhões previstos no orçamento da Saúde não foram utilizados
Especialização em Micropolítica em Saúde realiza aula inaugural na APPM
Prefeitura elabora projeto para criação de Aterro Sanitário
Temporal e chuva de granizo causam estragos em Municípios do sertão piauiense
TRE volta prefeito de Currais ao cargo
Maternidade Evangelina Rosa recebe melhorias na estrutura física
Nova Mobilização Municipalista Permanente está marcada para o dia 28 deste mês
Prefeitos protestam contra queda nos repasses e aumento das obrigações
Prefeito de Redenção do Gurgueia volta ao cargo
Untitled Document
Portal 24 Horas Piauí © 2014 Todos os direitos reservados
Redação: (86) 9952-5889 / 9505-5251
redacao@24horaspiaui.com.br