Postado em 27/09/2012
UNIVERSIDADE FEDERAL - Arimatéia Lopes ganha eleição para reitor da Ufpi
O nome do professor vai ser encaminhado ao Conselho Universitário e depois ao MEC para a nomeação

O professor José Arimatéia Dantas Lopes foi o mais votado na eleição para reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Piauí – obteve 58,65% dos votos de estudantes, professores e servidores, num total de 5.452 votos. A eleição ocorreu quarta-feira em Teresina e nos campus de Parnaíba, Floriano, Picos e Bom Jesus. O nome dele será encaminhado nesta sexta-feira, para o Conselho Universitário, que se reunirá na próxima semana e enviará uma lista com três nomes para o Ministério da Educação indicar o reitor e vice-reitor.

O segundo colocado, Edwar de Alencar Castelo Branco, obteve 36.95% dos votos e Kilpatrick Muller Bernardo Campelo obteve 1.5% dos votos válidos. Já o numero de brancos e nulos foram de 2.9%. A posse do novo reitor deve acontecer no dia 14 de novembro. A votação realizada quarta-feira serve apenas como consulta à comunidade da Ufpi, já que a escolha é feita efetivamente pelo ministro Aloizio Mercadante. “O nome de Arimatéia Lopes vai para o Conselho Universitário e lá eles fazem uma lista tríplice com o nome de mais duas pessoas, que podem ser os outros dois candidatos ou não”, informou Monte Filho, presidente da comissão eleitoral.

O Conselho é formado por representantes dos alunos, professores, técnico-administrativos, pró-reitores, diretores dos centros e membros da comunidade. De acordo com Arimatéia Lopes, a expectativa é que o MEC escolha seu nome para ser o próximo reitor. “O resultado foi o que esperávamos, estamos muito felizes e o MEC deve ratificar a decisão da comunidade universitária. Nos últimos anos, o MEC tem aprovado o primeiro nome da lista, que vem sendo sempre o candidato mais votado nas eleições”, afirmou ele.

Monte Filho esclarece que na tarde de hoje ainda faltava apurar o resultado em três urnas no interior do Piauí, mas ressaltou que estes números não vão alterar o resultado da eleição. Estas urnas são dos municípios de Floriano, Simplício Mendes e Bom Jesus. Após computar todos os votos, a comissão de eleição deve publicar o resultado e iniciar o prazo de 24 horas para que os candidatos possam denunciar algum tipo de irregularidade no processo.

Votos por candidato

Monte Filho explicou ainda, que os votos têm pesos diferentes – o voto do professor tem peso de 70% na contagem final; dos alunos e servidores valem 15%, cada. Após somar os votos e fazer o cálculo das porcentagens, é encontrado o percentual de cada candidato. Dos 58.65 % dos votos conquistados por Arimatéia Dantas, 72.2% foi entre técnicos administrativos, 46.6% entre os alunos e 58.55% entre os docentes.

Com relação ao valor quantitativo, a comissão informou que o vencedor teve 5.452 votos, sendo 753 dos professores, 684 dos servidores e 4.015 dos alunos. O segundo lugar teve 4.173 votos, sendo 486 dos professores, 211 de servidores e 4.173 dos ânulos. O último candidato teve apenas 283 votos no total, contabilizando 17 dos professores, oito dos servidores e 258 alunos.

Edição: Redação 24 Horas Piauí | Fonte: Por Cinnara Sales
Deixe seu comentário
Outras Notícias ››
Prefeitos protestam contra queda nos repasses e aumento das obrigações
Prefeito de Redenção do Gurgueia volta ao cargo
Currais tem o segundo prefeito cassado em 2014
Novos servidores irão reforçar Saúde na capital e interior
DIREITOS - TRT condena municípios a pagar adicional de insalubridade para dentistas
Presidente da CNM aponta os motivos pelos quais os gestores passam por dificuldades na administração pública
Mais dois ex-prefeitos condenados. O de São Miguel da Baixa Grande e Socorro do Piauí
Ex-prefeito é condenado à prisão mas tem pena flexibilizada
Cidade com 40% de analfabetos investe R$ 7 milhões para mudar quadro
Divulgada lista de projetos aprovados para captar recursos via Lei Rouanet
Untitled Document
Portal 24 Horas Piauí © 2014 Todos os direitos reservados
Redação: (86) 9952-5889 / 9505-5251
redacao@24horaspiaui.com.br