Postado em 22/04/2013
Firmino pretende inaugurar área 1 do Lagoas do Norte em agosto
Prefeito Firmino Filho durante visita em obras de Teresina

O prefeito Firmino Filho acompanhou na manhã de hoje (22) o andamento das obras do Parque Lagoas do Norte. O chefe do executivo municipal quer garantir que toda a área 1 do programa seja concluída e inaugurada como parte da agenda do aniversário de Teresina 2013.

“Seria um presente para os teresinenses comemorar a ampliação deste espaço que beneficia diretamente treze bairros, com destaque para as áreas ambiental, urbanística, social e econômica”, explica Firmino Filho.

A equipe de técnicos do Lagoas apresentou o projeto atualizado das obras do prédio da Administração do Parque, que será contemplada com uma biblioteca e espaço para exposições temporárias e uma permanente, destinada a contar a história da evolução da zona Norte. A administração também vai receber uma nova bateria de banheiros e seis quiosques para venda de artesanato, gerando emprego e renda para moradores daquele bairro e divulgando a cultura local.

A comitiva mostrou ainda ao prefeito o Canal da Vila Padre Eduardo, que passa pelo processo de urbanização, permitindo que avance também a implantação do sistema de esgotos dos dois lados do canal, entre as ruas Álvaro Monteiro e Jim Borralho. Será inaugurado ainda o Pontilhão da Rua Monteiro Lobato, que permitirá a ligação entre a Avenida Boa Esperança e a Rua Rui Barbosa, formando um binário de tráfego com a Rua Vereador Álvaro Monteiro.

O prefeito também mostrou-se interessado em solucionar a situação dos comerciantes que usam o entorno do parque de forma irregular. A SEMPLAN já registrou os 93 comerciantes que foram cadastrados para terem sua situação regularizada.

 “A intenção é que esses comerciantes não usem os espaços do passeio e da grama e façam cursos de capacitação, de modo a atender as exigências da vigilância sanitária, protegendo e promovendo a saúde da população através de ações legais, educacionais, informativas e de fiscalização de toda a cadeia de produção e consumo”, explica o secretário municipal de Planejamento, Washington Bonfim.

Além da preocupação social, técnicos da Prefeitura de Teresina estão realizando estudos para fazer a delimitação da área do Parque Lagoas do Norte, considerando a criação de uma APA (Área de Proteção Ambiental) para as áreas não compreendidas pela ZP5. A ZP5 é uma área de proteção ambiental que compreende áreas de lagoas e respectivas margens, correspondentes a uma margem de 30 metros.

De acordo com Carlos Lairon, subcoordenador do Programa Lagoas do Norte, a sugestão é que toda a área seja dividida em vários parques, sendo que cada um terá um nome representativo para o bairro, a ser escolhido pela população

Na próxima semana, o Parque recebe a visita de Deborah Wetzel, diretora do Banco Mundial para o Brasil. “Na oportunidade, vamos mostrar o que já foi feito e fazer um paralelo, através de fotos, do passado e presente desta área, para que ela tenha uma verdadeira noção de que os recursos aplicados trouxeram uma melhoria substancial para esta região, seus moradores e os teresinenses de maneira geral”, explica o coordenador do PLN, Assis Andrade.

O Programa Lagoas do Norte é executado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Teresina, o Governo Federal e o Banco Mundial. Hoje, o Programa Lagoas do Norte é reconhecido como o maior projeto de intervenção urbanístico já implantado na capital de Teresina, destacando-se como um exemplo de crescimento verde e fomento à inclusão social.

Edição: redacao@24horaspiaui.com.br.
Deixe seu comentário
Outras Notícias ››
Prefeito Jonas Moura solicita apoio da Seduc para implantação de Escola Técnica e Uespi em Água Branca
Governo investe na distribuição de água na região sul de Teresina
Desobstrução de reservatórios é discutido em reunião da Comissão de Barragens
Piauí recebe quase R$ 2 milhões em recursos para Saúde Mental
Governador busca investimentos para novas ferrovias
Site de vagas de emprego divulga mais de 180 vagas em Teresina
Codevasf assegura para 2017 ação de inclusão produtiva de comunidades rurais do Piauí
Polícia Militar instala unidade da Força Tática no bairro São Pedro
Wellington conhece projeto pioneiro de produção leiteira no RS
Duplicação e Elevado da Miguel Rosa seguem em ritmo acelerado
Untitled Document
Portal 24 Horas Piauí © 2017 Todos os direitos reservados
Redação: (86) 9952-5889 / 9505-5251
redacao@24horaspiaui.com.br