Postado em 22/04/2013
Firmino pretende inaugurar área 1 do Lagoas do Norte em agosto
Prefeito Firmino Filho durante visita em obras de Teresina

O prefeito Firmino Filho acompanhou na manhã de hoje (22) o andamento das obras do Parque Lagoas do Norte. O chefe do executivo municipal quer garantir que toda a área 1 do programa seja concluída e inaugurada como parte da agenda do aniversário de Teresina 2013.

“Seria um presente para os teresinenses comemorar a ampliação deste espaço que beneficia diretamente treze bairros, com destaque para as áreas ambiental, urbanística, social e econômica”, explica Firmino Filho.

A equipe de técnicos do Lagoas apresentou o projeto atualizado das obras do prédio da Administração do Parque, que será contemplada com uma biblioteca e espaço para exposições temporárias e uma permanente, destinada a contar a história da evolução da zona Norte. A administração também vai receber uma nova bateria de banheiros e seis quiosques para venda de artesanato, gerando emprego e renda para moradores daquele bairro e divulgando a cultura local.

A comitiva mostrou ainda ao prefeito o Canal da Vila Padre Eduardo, que passa pelo processo de urbanização, permitindo que avance também a implantação do sistema de esgotos dos dois lados do canal, entre as ruas Álvaro Monteiro e Jim Borralho. Será inaugurado ainda o Pontilhão da Rua Monteiro Lobato, que permitirá a ligação entre a Avenida Boa Esperança e a Rua Rui Barbosa, formando um binário de tráfego com a Rua Vereador Álvaro Monteiro.

O prefeito também mostrou-se interessado em solucionar a situação dos comerciantes que usam o entorno do parque de forma irregular. A SEMPLAN já registrou os 93 comerciantes que foram cadastrados para terem sua situação regularizada.

 “A intenção é que esses comerciantes não usem os espaços do passeio e da grama e façam cursos de capacitação, de modo a atender as exigências da vigilância sanitária, protegendo e promovendo a saúde da população através de ações legais, educacionais, informativas e de fiscalização de toda a cadeia de produção e consumo”, explica o secretário municipal de Planejamento, Washington Bonfim.

Além da preocupação social, técnicos da Prefeitura de Teresina estão realizando estudos para fazer a delimitação da área do Parque Lagoas do Norte, considerando a criação de uma APA (Área de Proteção Ambiental) para as áreas não compreendidas pela ZP5. A ZP5 é uma área de proteção ambiental que compreende áreas de lagoas e respectivas margens, correspondentes a uma margem de 30 metros.

De acordo com Carlos Lairon, subcoordenador do Programa Lagoas do Norte, a sugestão é que toda a área seja dividida em vários parques, sendo que cada um terá um nome representativo para o bairro, a ser escolhido pela população

Na próxima semana, o Parque recebe a visita de Deborah Wetzel, diretora do Banco Mundial para o Brasil. “Na oportunidade, vamos mostrar o que já foi feito e fazer um paralelo, através de fotos, do passado e presente desta área, para que ela tenha uma verdadeira noção de que os recursos aplicados trouxeram uma melhoria substancial para esta região, seus moradores e os teresinenses de maneira geral”, explica o coordenador do PLN, Assis Andrade.

O Programa Lagoas do Norte é executado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Teresina, o Governo Federal e o Banco Mundial. Hoje, o Programa Lagoas do Norte é reconhecido como o maior projeto de intervenção urbanístico já implantado na capital de Teresina, destacando-se como um exemplo de crescimento verde e fomento à inclusão social.

Edição: redacao@24horaspiaui.com.br.
Deixe seu comentário
Outras Notícias ››
TRE vai construir o novo Fórum Eleitoral de Teresina
Prefeitos se mobilizam em Brasília para aumentar FPM
Orçamento de 2015 prevê salário mínimo de R$ 788 a partir de janeiro
CCJ votará criação de 969 cargos para a Polícia Rodoviária Federal
Eleitores acionam a Justiça para punir candidatos por propaganda de rua
CNJ admite falha e pede outro relatório de presos provisórios
“Se Essa Rua Fosse Minha” emociona familiares e amigos de homenageados com nomes de ruas
POPULAÇÃO - Piauí tem 3,19 milhões de habitantes
IBGE: 47 cidades perdem habitantes e PI tem nova taxa populacional
Estudo verifica baixo avanço do saneamento básico nas maiores cidades brasileiras
Untitled Document
Portal 24 Horas Piauí © 2014 Todos os direitos reservados
Redação: (86) 9952-5889 / 9505-5251
redacao@24horaspiaui.com.br